15 de outubro de 2009

Centro de Saúde

Hoje de manhã tive que ir ao Centro de Saúde porque tenho uma coisa numa unha e queria ir mostrar ao médico.
Quando cheguei ao Centro de Saúde eram 7h50 e já estava cheio de gente (depois ouvi comentar que alguns velhotes vão para a porta do centro de saúde ainda não são 7h da manhã…)
Entretanto chegam os srs. do secretariado e começam a chamar as pessoas, consoante o médico em questão.
Depois de atenderem todas as pessoas com consulta marcada perguntam se não há mais ninguém com consulta marcada…aí resolvi dizer que tinha falado com o médico ao telefone. Resposta que obtive foi a seguinte: Mas não tem consulta marcada pois não? Respondi que não.
Logo de seguida a sra. diz “Quem não tem consulta marcada!” A fila já estava meia feita, tinha uns quantos velhotes à minha frente. A sra. atendeu 6 pessoas e quando chegou ao senhor que estava à minha frente vira-se e diz “ Já não há mais consultas!”, o sr. não liga muito ao que a administrativa diz e resolve dizer porque está ali. Então a administrativa diz para ele ir para a porta do consultório porque podia ser que o Sr. Dr. O atendesse. O sr. teria que falar com médico.
Quando chega a minha vez fica a olhar para mim como quem diz, não ouviu o que eu disse? Eu disse que não havia vagas. Continuei com o meu ar calmo e sereno e disse-lhe: “Sou sobrinha do Dr. X, falei com ele ao telefone que me disse para vir cá.” A atitude mudou logo…disse que iria falar com o meu tio para ver como fazer. De seguida disse-me para esperar à porta do consultório que mal os doentes saíssem que ele me chamava.
Assim foi, o casal que lá estava dentro saiu, o sr. que estava à minha frente na fila falou com o meu tio a dizer que a sua mulher estava muito mal (atenção: este sr. mais a sua mulher tinham lá estado ontem!!!!) e o meu tio respondeu que ía fazer o que podia fazer porque hoje já tinha muitas consultas. Mal o sr. virou costas eu entrei, o meu tio já sabia o lá me levava. Em 5 minutos, foi só o tempo de observar e passar uma receita, estava na rua.
Devo confessar que só fui ao meu tio porque neste momento não tenho médico de família, quer dizer, na prática este meu tio será o meu médico de família, porque neste momento vivo na área de residência daquele centro de saúde.
Digo-vos que aturar aqueles velhotes todos mais as suas mazelas deve ser dose e também sei que tive uma sorte espantosa por ser quem sou. Na realidade não perturbei ninguém, nem o trabalho dele nem o horário das consultas.
Sei que muitos médicos difíceis de aturar principalmente quando vamos do "privado" para o "público". Já tive umas situações engraçadas. Mas deixei-os falar respondendo sempre "sim sim", no entanto saí já uma vez do centro de saúde sem aquilo que queria e tive que fazer de "pombo correio" entre dois médicos. É verdade que me custou um bocadinho, no entanto saí de lá com o que queria!
Não é por ser meu tio, mas ele é muito atencioso com os seus doentes, preocupa-se muito e não tem pruridos nenhuns com essas pessoas que vêm do "privado" para o "público". Penso que deveria haver mais médicos assim!
E quanto ás adminitrativas deviam ser um bocadinho melhor encaradas!

Sem comentários: