20 de julho de 2007

Biblioteca Nacional

Ontem tive uma experiência um bocadinho diferente daquilo que estou habituada…
A minha avó gostava muito de publicar a sua tese de licenciatura… que já a escreveu há uns aninhos…em 1953.
No ano passado, por esta altura, coube-me a mim passar a tese a computador… entretanto foi tendo contactos para ver se publicava a dita tese.
Como já se passou um ano e nada foi feito, o meu avô “recrutou-me” para verificar as referências bibliográficas…
Depois de ter pesquisado na Internet diversas bibliotecas (encontrei um site muito porreiro, os das Bibliotecas Nacionais do Mundo), para ver se encontrava o que precisava (e encontrei mesmo, só não encontrei dois livros que foram publicados em 1745 e 1763…acho que é obvio!) Lá me dirigi para a Biblioteca Nacional para conferir as citações.
Aceito que a Biblioteca Nacional tenha de fazer um controlo de quem consulta livros, mas achei que foi demais.
Mal entrei, um segurança perguntou-me o que queria e depois de ter respondido pediu-me o B.I. e preencheu um papel.
Logo a seguir, outra senhora perguntou-me o que queria, voltei a repetir e a sra. abriu uma portinhola e disse-me para me dirigir ao cacifo para lá deixar tudo, excepto os papéis que levava, o estojo e a carteira.
De seguida, tive de me dirigir a um balcão onde tive de fazer um cartão de acesso à Biblioteca, onde tive que dar todos os meus dados e dizer outra vez porque estava ali.
Depois de ter feito o cartão e ter pago, disseram-me para ir para a sala de consulta, como já tinha as cotas dos livros que queria, tive de preencher um formulário para cada obra que queria consultar.
Enviaram-me logo de seguida, para a sala de leitura, onde se é recebido por uma senhora, que nos marca um lugar para nos sentarmos e aí entregamos os tais formulários (só podemos consultar três livros de cada vez). Depois deste processo a Sra. diz-nos que nos podemos sentar.
Ao estarmos sentados nos nossos lugares esperamos cerca de 5 a 10 minutos que nos tragam os livros que pedimos… se for necessário, consultar mais livros, temos que ir de novo entregar os formulários e esperar outra vez 5 a 10 minutos que nos tragam os novos livros… um bocadinho seca devo dizer-vos!
Depois da consulta, entregamos noutro balcão os livros e outra senhora, pergunta-nos onde estávamos sentados e confere se estão os livros todos e se correspondem aquilo que pedimos, pergunta-nos ainda se nesse mesmo dia voltamos lá ou não.
E só a seguir podemos ir embora.
Aconselho a quem quiser lá ir, que antes de ir procure no site da biblioteca se esta possui os livros que querem consultar e quais as suas cotas, eles têm lá computadores que permitem fazer esta pesquisa mas normalmente estão cheios e é mais um bocadinho de tempo que perdem… ah, é verdade, só podem consultar até 12 livros por dia!
Mas preparam-se vão ter que se identificar algumas vezes!
Sei que têm que ter controle sobre as pessoas que lá entram e sobre os livros que são consultados… mas achei um bocadinho de mais, perguntaram-me “n” vezes o que estava lá a fazer bem como me pediram o B.I duas vezes e o cartão da Biblioteca uma… Ou seja, ontem por uma manhã na Biblioteca Nacional tive que me identificar três vezes! Um bocadinho exagerado, não?!

Sem comentários: