19 de junho de 2007

Curiosidade: Como retirar manchas

Recebi um e-mail que informa como retirar manchas de várias superficies...achei-o muito útil e por isso resolvi colocar este post.
Em geral as manchas devem ser resolvidas quanto antes, já que quando se deixa passar tempo, fixam-se e não há forma de as eliminar.
Se tiver uma peça de roupa suja e tudo indicar que não vai conseguir eliminar as nódoas, recorra à limpeza a seco antes de a lavar. Na maioria dos casos, fazê-lo, é profundamente errado, pois a sujidade vai introduzir-se mais entre as fibras do tecido.
Tenha cuidado na utilização dos tira-nódoas, já que na sua maioria são muito inflamáveis. Quando em spray, convém assegurarmo-nos antes, de que não contém substâncias prejudiciais para a camada de ozono.
AZULEJOS
Embora se trate de superfícies muito resistentes deve ter sempre o máx. cuidado com os produtos que utiliza, já que poderão estragar o esmalte ou deixá-lo sem brilho. Antes de iniciar a limpeza das manchas deve testar o que acontece numa zona que fique tapada ou que seja pouco visível.
LIMPAR AS JUNTAS: As juntas dos azulejos da casa de banho ou da cozinha que ficam escuras retomarão o seu aspecto de novas se as limpar com um pincel humedecido em lixívia pura.
COM AMONÍACO: Encha um frasco pulverizado com água e uma colher de um produto amoniacal. pulverize de baixo para cima, para que a gordura não deixe sulcos. Se a sujidade é muita e está incrustada, deve duplicar a quantidade de amoníaco e esfregar com um esfregão de
palha de aço fino.
DE GORDURA: Coloque uma boa camada de pó-de-talco sobre a mancha e espere que a gordura seja absorvida, durante algumas horas. Depois, lave normalmente com um detergente suave. Se a mancha for antiga, utilize agua quente com umas gotas de lixívia.
ELIMINAR A FERRUGEM: As manchas de ferrugem nos azulejos eliminam-se com aguarrás. È importante ter o máx. de cuidado ao manusear este produto, já que é muito tóxico e corrosivo (deve utilizar sempre luvas de borracha ). Convém, igualmente, comprovar previamente que não deteriora o esmalte. Quando a mancha tiver desaparecido deve limpar muito bem a zona em causa, pois caso contrário ficará opaca e sem brilho.
PARA O CALCÁRIO - VINAGRE: Quando a água é muito calcária, deixando resíduos nos azulejos, estes podem ser eliminados, esfregando com vinagre quente, bicarbonato ou até com água de cozedura de batatas. Depois deve puxar-se o brilho com um pano humedecido em álcool.
MANCHAS RENITENTES: Manchas de bolor, fruta ou nicotina nos azulejos ou ladrilhos removem-se muito dificilmente. Tem, pois, de recorrer a um produto especifico. Embeba um algodão em lixívia e coloque sobre a mancha até que esta desapareça. Se for numa parede, deve prendê-lo com fita adesiva. Depois aclare com agua.
RESTOS DE AUTOCOLANTES: São difíceis de retirar. Utilize a seguinte fórmula: impregne com um detergente amoniacal e esfregue vigorosamente com um esfregão que não danifique o esmalte. Depois, limpe bem, com água quente.
CALÇADO
Quando os sapatos têm uma mancha qualquer esta será eficazmente eliminada se os esfregar com um pano humedecido em clara de ovo.
CAMURÇA: Ficarão como novos se forem limpos com champô seco para tapetes. Se quiser eliminar as zonas que se tornaram lustrosas devido ao uso, deve esfregar com uma escova especial ou raspá-los suavemente com uma lixa grossa.
VERNIZ: Os sapatos de verniz ficarão impecáveis se lhes passar com um algodão ou pano embebido em leite morno. Também resultará se for embebido numa clara de ovo batida em castelo.
LAMA: Quando os sapatos se sujam de lama não devem ser limpos sem a eliminar primeiro. Para isso, deixe que a lama fique bem seca para então os escovar, com uma escova robusta, nos sítios onde estejam mais sujos. Os restos de terra removem-se com um pano húmido, podendo-se então, limpa-los a seguir do modo habitual.
SAPATOS CLAROS: Quando se mancham sapatos brancos ou cremes, conseguirá fazê-los voltar ao seu tom normal se "apagar" as manchas com uma borracha de lápis. Mas atenção; a borracha deverá ser branca, pois caso contrário deixará um circulo.
ALCATRÃO: Se teve o azar de manchar de alcatrão os sapatos, não desespere. Elimine-o, passando um algodão embebido em gasolina de isqueiro. É, em todo o caso conveniente ter a certeza de que a pele não se deteriora, experimentando primeiro num sítio perto da sola.
CAMURÇA PRETA: Se os seus sapatos de camurça preta têm manchas pretas que não consegue tirar, esfregue-os ligeiramente com um algodão embebido em café.
SAPATOS ESCUROS DE COURO: Manchas em sapatos escuros de couro experimente esfregar com a parte interior de uma casca e banana.
TÉNIS DESPORTIVOS: Quando se mancham de óleo de bicicleta ou de moto, aplique-lhes um pouco do produto usado para limpar o forno. Deixe secar e, posteriormente, lave normalmente na máquina de lavar roupa.
A lona dos atacadores costumam manchar-se de ferrugem, não deixe de os usar por isso. Basta lavá-los normalmente, esfregando-os com meio limão e deixando-os secar à sombra.
AO VOLTAR DA PRAIA: Se os sapatos se molharem com água do mar e ficarem manchados, aplique , uma mistura feita a base de duas partes de álcool azul e uma de leite. Depois deixe-os secar e limpe-os com habitualmente.
PAVIMENTO
DE CORTIÇA: Se caiu alguma nódoa no chão de cortiça, ela será eliminada se escovar a zona com detergente seco e a limpar, depois com um pano húmido
Por muitas nódoas que tenha, o chão de cortiça ficará limpíssimo se acrescentar á agua da esfregona duas colheres de sal.
DE MADEIRA: Se a nódoa de gordura já é antiga, faça um preparado com pó de pedra-pomes molhada em água e amoníaco e esfregue várias vezes. Depois , limpe, deixe secar e encere.
Se na madeira aparecerem vincos de humidade, aplique sobre a zona afectada lixívia quente. Esfregue com uma escova de cedro, no sentido dos veios da madeira, e lave cinco ou seis vezes, mudando de agua. Deixe secar e encere de seguida.
Para eliminar as manchas de bebidas alcoólicas tem que esfregar a madeira com um pano húmido e, depois de seco, voltar a esfregar com álcool a 90º. Se não desaparecerem, terá de lixar levemente e envernizar.
Também é possível libertarmo-nos das manchas de copos e garrafas sobre os móveis, esfregando-os com um trapo húmido impregnado de pasta dentífrica branca, sempre no sentido dos veios da madeira.
Os sinais que ficam na mesa por se terem pousado pratos ou chávenas quentes desaparecem se os esfregarmos com uma flanela embebida em álcool alcanforado quente. Mas é preciso paciência pois é preciso esfregar muito para que volte a ficar brilhante.
Para as manchas redondas dos copos esfregue com um pano embebido em terebintina e depois encere.
Para eliminar as manchas esbranquiçadas dos soalhos de parqué passe-lhes um pincel impregnado de cera de nogueira previamente derretida em banho-maria. Depois de estar completamente seco, esfregue com um esfregão de estopa e aplique uma camada de cera.
Os belos soalhos de parqué costumam ficar cheios de manchas negras oriundas das solas dos sapatos. Quando isto acontece existe uma boa solução; protegendo as mãos com luvas de borracha, aplique lixívia pura directamente sobre as manchas. Esfregue com uma rodilha e limpe bem com agua limpa. Seque e aplique cera.
Manchas de gordura, desaparecem completamente, colocando um algodão embebido em benzina. Deixe a madeira embeber e deite pó-de-talco por cima, colocando um papel e um objecto pesado. Depois de repousar um mínimo de 8 horas, esfregue com um pano que esteja bem seco.
Manchas de café use um pano impregnado de água oxigenada a 12 volumes e encere de novo.
SUPERFÍCIES LACADAS
Basta esfregar a madeira com algumas rodelas e batata crua. Depois seque suavemente com um pano.
DISSIMULAR VINCOS DA MADEIRA
Os móveis que têm vincos ou gretas costumam acumular pó nesse sítios, acabando por adquirir uma tonalidade mais escura e que não se elimina com uma limpeza normal.
Vincos superficiais : Deixam de se notar se lhes aplicar um pouco de óleo de fígado de bacalhau ou cera natural de abelha.
Vincos ressequidos ou envelhecidos : Prepare uma mistura com uma parte de cera branca e três de aguarrás e aqueça-a em banho-maria. Quando estiver liquida, aplique sobre o móvel com um pincel. Deixe actuar durante oito horas e depois esfregue com um bocado de serapilheira.
MOLDURAS
As molduras de madeira encerada ficarão sem qualquer vestígios de manchas se lhes aplicarmos um pouco de cera liquida incolor e, posteriormente, as esfregarmos com um pano de lã para lhes puxar o lustro.
Para as de madeira envernizada, nada melhor do que humedecer um pano em óleo de linhaça passa-lo suavemente por toda a superfície e esfregar de seguida com um pano limpo muito fino.
Os de madeira lacada ficam esplêndidos, lavando-os simplesmente com agua morna e sabão, de seguida seque-os com um pano.
ALCATIFAS E TAPETES
CAFÉ: Deite-lhe água com soda, Limpe e deixe secar. Se persistir limpe de novo com champô seco. Ou absorva com um papel e depois esfregue com um pano humedecido com uma mistura de igual quantidade de álcool e vinagre.
CERA: Amoleça com os dedos até que esfarele Coloque um papel absorvente e passe com um ferro quente.
URINA DE CÃO: Primeiro absorva com um papel absorvente, e passe por cima um pano molhado em água morna. Depois, aplique um produto de limpeza de alcatifas ou então molhe a zona com agua mineral gaseificada. Também é eficaz esfregar com água quente com detergente e um pouco de vinagre.
TINTA DE ÓLEO: Utilize um pano embebido em essência de terebintina. Se não desaparecer, recorra a um tira-nódoas em aerossol.
MANCHAS DE TINTA: Absorva o mais possível com papel absorvente e depois salpique a zona com leite quente.
PASTILHA ELÁSTICA: Humedeça um pano com acetona e, depois esfregue pacientemente. Ela acabará por se dissolver.
NÓDOAS DESCONHECIDAS: Aspire ou varra bem ,salpique com sal e esfregue bem de seguida torne a aspirar para eliminar o sal.
PISOS DE TEJOLEIRA: Limpe com água e lixívia, mas depois lave bem para não ficar amarelecido.
PISO DE PLÁSTICO: Nunca lave com agua quente que o amolece. Passe com um pano ensopado em agua morna com amoníaco.
PISO DE LADRILHO: Lave com agua e detergente ou com um produto amoniacal. Convém encerá-lo quando começa a perder o brilho.
MÓVEIS
SOBRE DOURADOS: Tire o pó com uma camurça e passe um pano humedecido com aguarrás, mas sem esfregar com muita força. As manchas difíceis tiram-se passando por cima , com muita suavidade , uma cebola cortada ao meio.
SUPERFICIES PINTADAS: Esfregue com um pano embebido com agua e bórax ( cerca de 30 g por litro ). Também podem ser limpas com agua morna, á qual se junta um pouco de amoníaco.
LIMÃO SOBRE O MARMORE: O limão , o vinagre e outro ácidos deixam o mármore completamente baço. esfregue a mancha com azeite, espere um pouco e aplique cera para móveis, espalhando-a muito bem. No dia seguinte esfregue a superfície e ele fica a brilhar.
ÓLEO OU FORDURA SOBRE O MARMORE: Esfregue com álcool, acetona ou gasolina para isqueiro. A seguir limpe bem e seque a zona com um pano limpo.
CERA SOBRE CONTRPLACADO: Deite pó-de-talco sobre a mancha, coloque por cima um papel absorvente de cozinha e aplique o ferro de engomar sobre ele.
QUEIMADURAS DE CIGARRO: Esfregue com um algodão absorvido em álcool ou aguarrás. De seguida, deixe secar muito bem, aplica-se uma camada de graxa e puxa-se o lustro muito bem.
SOFÁS DE COURO: Passe um pano de lã e depois outro ensopado em creme de rosto. Esfregue bem até que desapareçam totalmente.
MÓVEIS CROMADOS OU METALICOS: Esfregue com um trapo humedecido em glicerina líquida.
MÓVEIS LACADOS: Dissolva um pouco de óleo de linhaça e terebintina em partes iguais e esfregue de seguida com um pano embebido nessa solução.
AURÉOLA DE ADESIVO: Esfregue suavemente com natas frias, manteiga de amendoim ou um pouco de óleo.
MÓVEIS COMO NOVOS: Aplique uma mistura em partes iguais de glicerina e aguarrás. Passe toda a superfície com um pano.
PINTURAS DE PAREDE
RISCOS: De marcador utilize detergente, de esferográfica, álcool metílico ou aguarrás, de lápis de cera uma borracha de apagar
TECTO HÚMIDO: Água e lixívia em partes iguais, esfregue bem em toda a zona afectada.
ROUPA
CHOCOLATE: Se a mancha é recente deve ser esfregada com água e detergente para a loiça. Mas se for antiga, deve pôr-se a peça de roupa de molho em água fria com detergente para a loiça. Se eventualmente ficar uma auréola, esfregue com uma solução de água e água oxigenada em partes iguais.
FRUTA: Se acabou de se sujar, esfregue a peça de roupa com água fria. Mas se a nódoa já é antiga, faça uma pasta com perborato e água e aplique directamente na zona suja. Passe por água e estenda á sombra.
COLA: Cola branca, água quente e álcool. Cola transparente, aplique álcool ou acetona. Cola acastanhada (cola de contacto) utilize aguarrás ou benzina.
VINHO: Espalhe sal sobre a nódoa e esfregue imediatamente com leite quente. Depois lave com água e detergente. Em tecidos brancos, se a nódoa for recente, o melhor é limpá-la com água e detergente e logo de seguida deixá-la de molho com água e um pouco de lixívia.
ÁCIDOS: Use soda a 10% ou, então amoníaco. Depois limpe muito bem a peça de roupa.
PEÇAS AMARELECIDAS: Lave com água e sabão. Também resulta mergulhá-la em água oxigenada.
VERNIZ EM TECIDOS BRANCOS: Esfregue com óleo de terebintina e lave com água e detergente.
MAIONESE: Se o tecido for lavável, lave-o normalmente. Senão passe um pano húmido para retirar os restos e depois aplique benzina.
MERCURIOCROMO: Se a roupa for branca, lave em água com detergente e lixívia senão, aplique uma mistura de água e álcool a 90º em partes iguais.
MEl: Se a roupa não puder ser lavada passe um pano com água e sabão, senão resultar aplique um pouco de bórax e lave com um pano humedecido.
VINHO BRANCO: Polvilhe imediatamente a mancha com sal fino, depois lave com água e sabão.
VINHO TINTO: Esfregue com um pano humedecido com vinho branco. Se não o tiver a mão utilize uma mistura de 10% de água oxigenada,50% de água e 40% de amoníaco e lave depois normalmente.
NICOTINA: Esfregue com álcool a 90º.
COLA: Escove-a com água fria, se a mancha não for recente ensope um pano com vinagre e esfregue a nódoa com ele. Lave depois com agua fria.
OVO: Esfregue com um pano embebido em água e amoníaco. Se for antiga utilize um pano humedecido com um pouco de vinagre com sal..
RELVA: Lave com água e perborato e seque a sombra.
TINTA: Amoleça a mancha com óleo e esfregue a seguir com terebintina. Depois salpique com pó-de-talco, espere um pouco e escove.
PASTILHA ELÁSTICA: Meta a peça de roupa no congelador até que a pastilha gele, depois poderá retirá-la facilmente
BATON: Eliminam-se com éter, mas faça-o num sitio arejado.
JÓIAS
OURO: Lave-as com água e sabão, escove-as bem e depois seque-as.
PRATA: Mergulhe-as num banho de álcool azul, ou bicarbonato misturado com água. A pasta de dentes branca bem esfregada também resulta.
PÉROLAS: Ficam excelentes esfregadas com uma camurça. Devem ser usadas para apanhar muito sol.
PEDRAS PRECIOSAS: Mergulhe durante pouco tempo em água morna e amoníaco em partes iguais. Depois devem ser lavadas em água com detergente e sal.
TAPETES
ÓLEO: Polvilhe com pó-de-talco deixe secar bem e escove.
SANGUE: Humedeça com água fria e esfregue com sabão a seco, deixe secar ao sol.
GORDURA: Cubra a mancha com sal e esfregue com álcool.
TINTA: Utilize um a mistura de sumo de limão e leite.
QUEIMADURAS ALGODÃO OU LINHO: coloque sobre qualquer delas umas rodelas grossas de cebola. Deixe actuar durante 20 minutos e depois lave normalmente.
Espero que seja muito útil quando aquela mancha teimar em sair! ;)

31 comentários:

Gonçalo Afonso Abreu disse...

Ó mulher, mas que raio de post!!! Qualquer dia recebes um sobre técnicas e procedimentos a adoptar em casos de lhe terem roubado a viatura, e cá vai disto! :P

Marieces disse...

Não comento :S

Analog Girl disse...

eh pá...até é útil, mas não sei se o vou ler agora...mas sempre que tiver algum mancha que não saia venho aqui consultar.
Não apagues este post!!
;)

Marieces disse...

Sei que as pessoas, não têm muito paciencia para o ler, mas sei que é bem útil e por isso não o vou eliminar!

Anónimo disse...

Minha filha trabalhou em fábrica de calçados com cola, quase perdeu as blusinhas que trabalhava, quase, porque descobriu esse blog que as salvou. Obrigada.

Marieces disse...

De nada... quando publiquei este post achei que deveria ser útil... e pelos vistes já o foi! ;)

Anónimo disse...

Kmo eu faço p tirar manchas de um sofá de Korino Branco??
HELP ME!!!
São manchas de caneta,roupa molhada que saiu tinta(Preta)
e algumas manchinhas amareladas.

PLEASE...Kmo é que eu faço p manter esse SOFÁ LIMPO???

Já lhe agradeço de coração.

Graça Teixeira disse...

Ó mulher ,mas que raio de post ! mais bem colocado !
Não o retires pois faz imenso jeito para pessoas como eu que nunca sabem como solucionar os desastres caseiros (nódoas)
:)

Anónimo disse...

Como faço para retirar manchas de móveis encerados e escuros.

Obrigado

Anónimo disse...

muito interessante! vc sabe duzer como retirar mancha de caneta (piloto) de mármore. O instalador dos box do banheiro riscou o mármore da parede e não consigo retirar a mancha.

Anónimo disse...

obrigada pelas informações, mas queria era propriamente para retirar calcário da sanita, a água pinga, pinga. Amarelo(horroroso)

Anónimo disse...

Gostaria de saber como retirar manchas na borracha da maquina de lavar roupa, pois lavei 1 tapete vermelho k tingiu a borracha.

Rafael disse...

Esta postagem ajuda, mesmo. Foi o primeiro resultado de busca com as palavras tira ferrugem azulejo. O resultado segundo o seu texto é aguarraz e ainda traz orientações importantes no seu uso. Muitas substâncias são ineficazes nesse tipo de mancha. Obrigado!

Giih disse...

Olá eu sugei de tinta verde em um Nike 2.o branco na ponta que é de tecido, e não sai, eu ja tentei com detergente, mais ainda não saiu.O pior é que tem uns quadradinhos na frente que quando passa qualquer coisa sai.O que faço é urgente!

Giih disse...

Olá eu sugei de tinta verde em um Nike 2.o branco na ponta que é de tecido, e não sai, eu ja tentei com detergente, mais ainda não saiu.O pior é que tem uns quadradinhos na frente que quando passa qualquer coisa sai.O que faço é urgente!

Larissa disse...

Olá... lavei a parte de dentro de minha jaqueta de couro marrom com água e sabão de coco e pendurei em um cabide para secar. Observei depois que tinha umas manchas azuladas em algumas partes. Como posso fazer para remover essas manchas? Grata.

Anónimo disse...

ola pessoal gostaria de deixar minha opiniao.
Manchas aqui em casa nao e poblemas,pois estamos usando alguns produtos de exelente qualidades vou dar essa dica para voces:
SA8-Premium sabao em po,altamente concentrado para lavar roupas em qualquer tipos de maquinas e em temperaturas,elimina manchas e sujeiras e gorduras,e biodegradavel,uma caixa de 750 g,equivale de 7 a 8 caixa do concorrente o melhor do brasil,1 cx dura 6 meses e meio para uma pessoa que mora sozinha,5 meses para um casal,3 meses e meio para csal com dois filhos.
SA8-ALL FABRIC BLEACH:Alvejante para roupas coloridas e manchas dificeis,nao contem cloro o redimento dar para 100 lavagens de roupas.
SA8-SPRAY EM TECIDOS A SECO:Elima as manchas mais dificeis onde os saboes nao conseguem tirar,baton,molhos,tintas e suor.Especialmente recomendados para tecidos que requerem o uso de ferro de passar roupas.
se tiver alguem interesado entrar em contato comigo mesmo:
tel:(11)3462-2078/(11)8628-1415 ou jerrivaldo35@yahoo.com.br

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Adorei o post. Vai ser muito útil. Tenho uma mancha no meu box de banho abaixo da torneira. O problema vai ser achar o aguarás.

Anónimo disse...

oi adorei ler

muioto obrigada para quem quer limpar sua casa é muito bom eu não sou dona de casa mas é sempre bom saber.
Ariane

Anónimo disse...

Obrigada.
Espero que tanto você como os leitores, deixem dicas úteis e atualizadas...rs...

Anónimo disse...

ola eu sou a Andreia .eu tenho um sofá de emitas ao de cabedal ficou me com no duas de umas calças pretas e não consigo tirar o que faço

Anónimo disse...

Foi-me muito útil visitar o seu blogue sobre como retirar manchas. Consegui salvar uns sapatos!!!
Muiot obrigado.

Unknown disse...

Ola Boa noite meu nome é Matheus Rodrigues de Carvalho, passei rejunte no revestimento e ficou com manchas parecendo riscados se você tiver uma técnica de eliminar essa manchas por favor envie uma mensagem para mathe.027@hotmail.com ou joseluz1964@gmail.com

Que Deus te abençõe

Letícia disse...

Onde consigo achar essa tal cera de nogueira???

Letícia disse...

Onde consigo achar essa tal cera de nogueira???

Marieces disse...

Leticia,
Deve conseguir encontrar num supermercado.

xicokosta disse...

Lista impressionante para todas as ocasiões, ou melhor, situações!
Qunto aos RESTOS DE AUTOCOLANTES, ou mesmo retirar os mais difíceis, experimentem o spray lubrificante WD 40: desfaz todo o tipo de colas e num instantinho, sem deixar marcas!
Cumprimentos para todos!

Vncs Giolo disse...

Ola Xicocosta, eu manchei minha parede justamente com o wd40, e não sai de jeito nenhum...

Hehehe!

O que será q da pra fazer?

Colombo disse...


Muito útil, as dicas, mas, como tirar odor de xixi de criança grande de colchão, tô com este probleminha... grata eutalia...
hu28i06@gmail.com

coisarika disse...

Adoro estas dicas tem me ajudado muito ,obrigada por partilhar.