28 de agosto de 2009

Gripe A

Nestes últimos tempos ou para ser mais realista nestes últimos 15 dias, tenho visto com cada uma…
> Uma farmácia que alterou toda a sua montra e que colocou na montra apenas produtos que possam prevenir a gripe. Posso dizer-vos que a montra se manteve uma semana, passado esta semana, voltaram a remodelar a montra, e esta durou dois dias… os produtos que lá se encontram têm sido vendidos a uma velocidade completamente assustadora. Claro que esta farmácia aproveitou esta situação para fazer negócio e aumentar os seus lucros;
> No autocarro, encontro um mupi que pouco diz sobre a prevenção da gripe. No entanto, a maioria das pessoas, tosse e espirra para o ar como se nada se passasse… até hoje ainda só vi uma senhora a tossir que tenha tossido para a sua manga (como dizem todos os cartazes da DGS);
> Conheço pessoas que desmarcaram férias no estrangeiro por causa da gripe… parece que cá em Portugal não há..;
> Aqui no emprego:
- Temos um torniquete de entrada cuja leitura pode ser efectuada através da impressão digital ou de um cartão. A maioria das pessoas que costumava colocar o dedo, começou a utilizar o cartão;
- Um dos directores comprou um desinfectante pessoal, passa a vida a desinfectar-se;
- Foram colocados cartazes e deixados díptícos em todos os andares com indicações da DGS para a prevenção. Hoje foram pendurados na entrada de cada andar recipientes (como aqueles que se vêm nas casas de banho com o sabonete líquido) para se colocar o desinfectante. O que acho mais giro é que andaram a furar paredes (atenção, está tudo novinho, aqui houve obras à relativamente pouco tempo) para colocar os recipientes e nos sítios menos discretos que possam imaginar;
Aqui no meu andar, está numa casa de banho…ficava muito inestético em qualquer outro sitio… é verdade que não havia necessidade de andar a furar paredes, porque agora anda tudo com ansiedade por causa da gripe, mas não tarda toda esta agitação há de parar e aposto que nessa altura os recipientes vão continuar nos mesmos locais mas sem qualquer desinfectante;
- Mal se falou na gripe, a maioria das empresas criaram logo planos de contingência, pois aqui foi criado no máximo há 1 mês / 3 semanas;
- Acabaram, agora mesmo, de colar na parede das casas de banho, as instruções para se lavar as mãos;
> Assisti a um velhote a gritar com a sua mulher para ela ir lavar as mãos (tinham acabado de entrar no café e a senhora tinha segurado a porta com a mão),

Sei que é necessário tomar algumas precauções e que esta gripe afecta mortalmente um grupo de pessoas que normalmente não é afectado desta maneira com a gripe sazonal, mas será necessário tanto alarmismo? Será necessário saber quantos casos de gripe apareceram numa semana? Isso é relevante?
Eu acho que não. Acho sim que é necessário fazer prevenção, alertar as pessoas principalmente os maiores grupos de risco.
Ainda no outro dia em conversa com algumas pessoas, apercebemo-nos de facto, que naquele grupo de pessoas a pessoa que tinha maior risco de apanhar era eu… e porquê, porque os transportes públicos são onde passo cerca de 2h30 do meu dia (ida e volta do trabalho, apanho um autocarro). Pediram-me para ter cuidado… mas em hora de ponta, naqueles autocarros à pinha, não conseguimos fazer nada, não conseguimos evitar o inevitável.
E vou fazer o quê? Deixo de vir trabalhar? Não, tenho que continuar com a minha vida normal mas com algumas precauções e nada de alarmismos e pânicos!

Sem comentários: