19 de setembro de 2014

Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) - O que é?

Alergia ao leite de vaca (APLV) é o tipo mais comum de alergia alimentar (AA).
 
Alergia alimentar (AA) é a reação adversa (despropositada, inesperada, anormal) do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) às proteínas dos alimentos. A ocorrência de alergia alimentar vem aumentando no mundo como um todo. Estima-se que 6% das crianças menores de três anos e 3,5% dos adultos apresentam algum tipo de alergia alimentar.
 
 
O nosso sistema imunológico é formado por órgãos e células responsáveis por defender nosso organismo contra a invasão de bactérias, vírus e parasitas (vermes).

Quando ingerimos os alimentos e bebidas, as proteínas são digeridas (“quebradas”) em pequenas partículas denominadas “aminoácidos” e “peptídeos” (pequenas cadeias de aminoácidos), e desta forma são absorvidas no intestino e se espalham através do sangue por nosso corpo.
Como as Proteínas são digeridas ('quebradas") e absorvidas?

Estes peptídeos e aminoácidos são muito importantes, pois formam nossos músculos, ossos, dentes, etc. No entanto, embora sejam bons e importantes para nosso corpo, às vezes o sistema imunológico se confunde, e identifica os peptídeos como substâncias nocivas, reagindo contra eles. Esta reação adversa (que não deveria acontecer), manifesta-se como uma reação alérgica, ou seja, uma alergia ao alimento.
Os oito alimentos mais alergénicos são: leite de vaca, soja, ovo, trigo, peixe, frutos do mar, amendoim e castanhas. Para os bebés que não têm leite materno disponível, a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é a mais complicada de ser tratada, visto que o leite é o principal alimento nesta fase da vida, tendo um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da criança. Por esta razão, os esclarecimentos a seguir utilizarão como exemplo a APLV, embora os sintomas, diagnóstico e tratamento das alergias a outros alimentos sejam parecidos, mudando-se apenas o alimento responsável por ocasionar a alergia. 
 
Fatores associados ao desenvolvimento da alergia alimentar
A influência genética / familiar é o fator mais associado ao desenvolvimento da alergia. Filhos de pais alérgicos possuem 75% de chances de ter alguma alergia.

Outro fator associado à alergia alimentar, principalmente à proteína do leite de vaca (APLV) é o contato precoce com o alimento. Ao nascer, o intestino e o sistema imunológico do bebé ainda estão em fase de maturação, ou seja, ainda estão “a aprender” a fazer a digestão dos alimentos e a defender o organismo contra substâncias nocivas.


No entanto, se o bebê ingerir leite de vaca precocemente, a probabilidade de desenvolver APLV aumenta.
 
Na APLV o organismo da criança não reconhece uma ou mais proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) e reage.

Aproximadamente 1 em cada 20 bebês tem APLV!
 
(Retirado daqui)


Sem comentários: