6 de junho de 2012

Alergia grave

O meu filhote aos 6 meses de idade iniciou uma papa nova que lhe despultou uma alergia muitissimo grave.
Depois de ser observado e muitas questões, os médicos chegaram à conclusão que ele era alérgico às proteínas do leite de vaca.
Por volta dos 9 meses de idade teve a sua primeira consulta de alergologia.
Os testes acusaram alguma sensibilidade às proteínas do leite de vaca e à clara de ovo.
No mês passado foi novamente à consulta.
Deram-nos o resultado de umas análises que ele tinha feito na consulta dos 9 meses: Alguma sensibilidade ao leite de vaca, alguma sensibilidade à clara de ovo e alguma sensibilidade ao glutén.
Fez novamente os Prick tests.
Resultados:  
- Leite: Deu alguma reação mas nada de especial. Toca a experimentar em ambiente controlado. Não teve reacção nenhuma a não ser umas borbulhas minimas.
- Clara de ovo: Para já nem vê-la. Em setembro vai experimentar em ambiente controlado.
- Glutén: Nada. (até porque ele já comeu massa, arroz, pão, batata.. tudo tem gluten e não teve qualquer reação).

Indicações:
Durante aquela semana ia começar a beber leite de vaca na papa, se corresse tudo bem, na semana seguinte começava com os iogurtes normais. E se comesse em mais algum momento dia papa podiamos juntar o tal leite de vaca.

Como naquela semana ia para a escola e com receio que acontecesse alguma coisa não demos leite de vaca nenhum.
Ontem o J. ficou em casa da minha sogra e incumbia de fazer a experência. Nada. E ele adorou o leite.
À noite, depois do jantar, estava eu a mexer no pacote de leite e o J. ficou histérico.
Lá pus 50ml num biberão e dei-lhe.
Verdade seja dita que ele não tem jeitinho nenhum para beber biberão. Durante a vida dele (14meses e meio) apenas bebeu durante 3 meses um biberão por dia. Por isso, o jeitinho dele para isto não é nenhum.
Assim sendo, ficou cheio de leite à volta da boca e no pescoço. E não é que começou a fazer reação? Não tão grave como a dos 6 meses mas ainda uma reação grande localizada.
Claro que liguei logo para a médica, pelos vistes, em casos raros acontece esta situação. Não há reação pela ingestão mas sim pelo contacto com a pele.
Pára tudo, param as experiências. Volte a tentar para a semana*. Claro que agora temos receio de lhe dar..uma coisa é connosco em casa, outra é na escola  ou noutro sitio qualquer. E ainda por cima vamos de férias.

*Voltar a tentar para a semana porque para juntar à festa o J. está com uma bronquiolite e por isso a médica alergologista não quer que haja misturas..

Sem comentários: