6 de junho de 2008

O CPM

Como já aqui tinha anunciado irei casar-me para o ano.
Um dos actuais requisitos, para se casar pela Igreja, é ter um certificado de CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio). Mesmo que seja um casamento misto, têm que fazer os dois o CPM... (ora o casamento é a dois!)
O que é o CPM?
O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial (…), apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.
O CPM pretende ajudar os noivos a:
- Preparar o seu matrimónio
- Reflectir sobre o seu noivado
- Dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos
para, desta forma:
- Despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;
- Validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
- Fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
- Reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações;
- Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família.
- Formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.
In CMP- Portugal

Tenho alguns tios que fazem parte destas equipas de CPM. No fim-de-semana passado, uns deles, vieram ter comigo e com o Gonçalo para nos perguntar se queríamos fazer o CPM com a equipa onde estão inseridos.
Perguntámos se não havia qualquer problema em casarmos para o ano e fazermos já o CPM, a resposta que nos foi dada foi que não havia problema nenhum.
Depois de conversarmos um bocadinho, depois do G. perceber exactamente o que é o CPM resolvemos ir.
Foi na 4ª Feira passada, posso dizer que me surpreendeu, gostei bastante… resumindo posso dizer que o CPM é uma partilha de experiências. Esta partilha é feita entre um casal e os noivos. Fazem-nos reflectir sobre algumas questões importantes, são partilhadas experiências interessantes… é um pouco para aprendermos uns com os outros… claro que o casamento não tem uma fórmula milagrosa, mas há certas coisas que podemos evitar. Depois de serem debatidos alguns assuntos entre o casal “orientador”, vamos para um sala onde outro casal “orientador” dá o seu testemunho sobre o assunto que se debate nesse dia.
No CPM onde estamos inseridos são apenas 4 sessões, tenho a sensação que vai passar num instante e que há certos assuntos que mal irão ser abordados… o tempo que lá estamos passa a correr! Para a semana há mais!

Sem comentários: