25 de julho de 2007

Marketing

Este exemplo (que foi adulterado por mim, para não ferir susceptibilidades) é utilizado nas faculdades que têm cadeiras de Marketing, para explicar algumas das diferentes ferramentas que o marketing dispõe… Enjoy ;)

1) Estás numa festa e vês uma pessoa toda gira. Aproximas-te dela e dizes-lhe: “Sou muito divertido” – Isso é Marketing Directo

2) Estás numa festa com um grupo de amigos e vês uma pessoa toda gira. Um dos teus amigos aproxima-se e diz-lhe: “Aquele homem ali é muito divertido” – Isso é Publicidade

3) Estás numa festa e vês uma pessoa toda gira. Pedes-lhe o seu número de telemóvel. No dia seguinte telefonas-lhe e dizes-lhe: “Sou muito bom divertido” – Isso é Telemarketing

4) Estás numa festa e vês uma pessoa toda gira. Reconhece-la. Aproximas-te dela. Refrescas-lhe a memória e dizes-lhe: “Recordas-te do divertido que eu sou?” – Isso é Customer Relationship Management

5) Estás numa festa e vês uma pessoa toda gira. Levantas-te, compões a roupa, aproximas-te dela e serves-lhe uma bebida. Elogias-lhe o seu perfume, admiras o seu traje, ofereces-lhe um cigarro e dizes-lhe: “Sou muito divertido” – Isso são Relações Públicas

6) Estás numa festa e vês uma pessoa toda gira. Aproximas-te dela e dizes-lhe: “Sou muito divertido”, e exibes-lhe uma das tuas piadas... - Isso é Merchandising

7) Estás numa festa e vês uma pessoa toda gira. Ela acerca-se a ti e diz-te: “Ouvi dizer que és muito divertido!” – Isso é Branding, “o poder da marca”

8) Estás numa festa e vês uma pessoa toda gira. Aproximas-te dela e dizes-lhe: “Sou muito divertido e aguento toda a noite sem parar um segundo” – Obviamente, isso é Publicidade ENGANOSA

1 comentário:

Marieces disse...

Ainda bem que gostaste, acho um exemplo muito giro e simples para explicar estas pequenas coisitas! ;)
O original também está muito giro, mas esse não podia colocá-lo aqui...
Publicidade enganosa... cuidado com ela...pois há punições para isso!