31 de outubro de 2014

Halloween

O dia do halloween é algo que não me diz muito ou pouco, não me diz rigorosamente nada.

Mas a  escola dos meus filhos é toda super enfeitada e hoje é um dia completamente diferente.

No ano passado o entusiasmo era imenso mas o J. ficou doente e não pode ir. Quando regressou à escola estava tristíssimo porque os enfeites não estavam lá.

Este ano pediu para se mascarar de aranha e fiz-lhe a vontade.

Hoje, era vê-lo feliz feliz!

É tão bom ver os filhos assim!!

SMS enviada ao marido

Escrevi assim:

"Consegui vir a casa antes de ir buscar os filhos que tanto adoro..mas melhor que isso é que consegui ir à casa de banho sem ter ninguém na casa de banho, sem ninguém berrar, sem ninguém estar agarrado as minhas pernas, sem ninguém vir ver o que estou a fazer e sem ninguém me dizer que precisa de fazer xixi!!"

Ele diz que se riu que nem um desalmado, mas a verdade é que é algo que já não conseguia há muito...

29 de outubro de 2014

Como eles crescem

E passados tantos meses de espera... apenas porque não se sentia seguro.
Ele começou a andar.
E foi um querido, começou a andar em casa com os pais e com o mano :)
E calcorreou a casa toda.
Está um crescido este meu filhote!

26 de outubro de 2014

Mais uma estrelinha

Temos no céu mais uma estrelinha a olhar por nós.
A pessoa mais doce que conheci até hoje partiu para junto do marido.
É assim que a vou recordar, como sendo a pessoa mais doce.
Um grande beijinho para si*

22 de outubro de 2014

O ~ (til)

Ontem quando cheguei a casa o meu marido disse-me, liga lá o FB e vê o que lá postei.
Liguei e quando entrei tinha isto:
"Pai, eu não sei fazer o til."
Ele já andava a treinar o seu nome desde o inicio das aulas e já o escrevia muitas vezes mas sem o til.
Alguém na escola lhe deve ter dito que ele tinha de começar a escrevê-lo também.
Tão lindo.. está a ficar tão crescido! :)

21 de outubro de 2014

Sessão fotográfica

De quando em vez participo em concursos que são lançados no FB.
Tive a sorte de ganhar uma sessão fotográfica para á família.
No sábado passado lá fomos nós, os meus filhos portaram-se super bem e a sessão correu lindamente.
Quando marcámos optamos pelo estúdio não fosse estar a chover e depois não conseguirmos fazer a sessão.
A Mónica disse-nos que iria demorar duas semanas a dar-nos a fotografias, mas já publicou duas no FB.
E que lindas que elas estão!
Estou com uma curiosidade imensa em ver o resultado final. Vamos lá ver no que é que vai dar :)

Realmente..

A critica não é para a mãe mas para o hospital..
Como é que deixam uma criança com horas de vida sem comer das 3h00 (da manhã) até pelo menos ás 10h00 (da manhã).
A mãe pode não saber que tem de alimentar o bebé de 3h/3h ou no máximo de 4h/4h mas ninguém do hospital lhe disse nada? Ninguém supervisiona?

20 de outubro de 2014

(GRANDE) Desafio: Superado!

O meu filhote mais velho entrou na época das festas de aniversário dos amigos.
A primeira que teve os pais estavam incluídos.
Ontem foi a segunda e sem pais.
Perguntei-lhe se queria ir e prontamente me respondeu que sim.
Sei que ele é responsável e confio muito nele.
A mãe da criança que fazia anos é uma auxiliar da escola, por isso, estava descansada quanto à alergia. Ela sabe e teve a preocupação de falar comigo sobre o assunto.
Com a abertura desta época resolvemos comprar-lhe uma pulseira que indica as suas alergias. Ele adora-a e sabe exatamente o significado de cada um dos pins.
Sabe que um tem um ovo e que ele só pode comer clara cozinhada e sabe também que é alérgico às proteínas do leite de vaca e sabe-o tão bem!
No dia em que dissemos à mãe da aniversariante que ele ía à festa, a mãe comentou que no final do dia anterior tinha pensado exatamente nisso "que a R. tinha convidado o J.A para a festa". Falei com ela abertamente e disse que se ela tivesse problemas com isso que ele não iria.
O pai da aniversariante só se apercebeu do sucedido na véspera e entrou em pânico.
Quando chegámos a mesa estava pronta, disse-lhe que o que ele podia comer dali e acrescentei que sempre que quisesse comer algo tinha que perguntar à mãe da aniversariante.
Quando estava de saída perguntei à mãe se ele podia mesmo fica e ela pediu-me o meu Nº de telefone. Lá o deixei, híper confiante de que ía correr tudo muitíssimo bem.
A mãe da aniversariante mostrava-se bastante nervosa*.
Quando o fui buscar, percebi que a avó da aniversariante tinha estado de olho no J. o tempo todo. Só me disse que ele era muito responsável e que perguntou SEMPRE, mas SEMPRE se podia comer isto ou aquilo.
Tenho tanto orgulho! <3 3="" anos="" crescido="" e="" est="" meio="" oooo="" p="" s="" t="" tem="">
A pulseira que comprámos:
 
 
 
 
Na primeira festa apesar de estarmos presentes e de a mãe não saber de todo o que é o J. podia comer, comprou-lhe uns queques que nós costumamos comprar..foi uma querida.
Na de ontem, como vejo a mãe todos os dias conversámos sobre o que é que ele podia e não podia comer e el fez coisas à medida dele.. uma queria também.
 
 
*Não a censuro e percebo perfeitamente. Só ontem me apercebi como a alergia pode ser um motivo de exclusão das festas de aniversário..

 

17 de outubro de 2014

Simples coincidência (ou não)

A autora de um blog com inúmeros pageviews postou algumas compras que tinha efectuado.
Apesar de na maioria dos seus posts colocar o nome dos locais onde comprou determinada peça, nesta só referia o local (sem nome da Loja), o preço e mostrava uma fotografia.
Na caixa de comentários apareceu uma dezena a perguntar onde tinha adquirido, a sra. lá disse a localização quase exata da loja.
Passo por essa loja todos os dias, normalmente não tem ninguém, hoje lá estavam duas senhoras, uma a experimentar e outra a comprar esse mesmo artigo... 

Oftalmologista


Tal como disse aqui, o filhote mais velho foi ao oftalmologista.
Portou-se que nem gente grande!
A boa noticia é que não precisa de óculos (e a probabilidade é muita...pai e mãe usam!) e que só tem de voltar aos 5 anos! :)

Viagem atribulada

Ontem desloquei-me de comboio e pouco depois de ter entrado ouvimos um estilhaçar de vidros.
Quando me apercebi do que se tinha passado fiquei horrorizada e segundo consta já não era a primeira vez que acontecia.
Um grupo de pessoas, escondido de baixo de um túnel por onde passa o comboio, teve a infeliz ideia de mandar pedras para as janelas do comboio.
Felizmente, atingiu apenas a janela pequena (aquela que abre), todo o vidro estilhaçou para cima dos quatros passageiros que estavam junto àquela janela.
Não cheguei a perceber se alguém foi atingido pela pedra que entrou. Mas fiquei horrorizada. O que assisti ontem é um autêntico perigo.
O meu marido anda todos os dias de comboio, claro que lhe contei o episódio e proíbo-o de se sentar daquele lado das carruagens. 

Bexero® III

O website intitulado de O Melhor do Mundo publicou um artigo sobre a vacina contra o Meningococo B. Está fantástico.
 
E aqui pode ler-se um pouco sobre a Doença meningocócica.

15 de outubro de 2014

Mudança de estação

Já aceitei esta mudança de estação, no entanto, ainda não fiz a limpeza no roupeiro dos meus filhos.. está na hora de retirar todas as roupas de verão (pijamas, t-shirts e calções) e colocar a roupa de Outono/Inverno.
Ainda não fui ver a roupa que tenho guardada do ano passado, mas parece-me que vou ter que comprar alguma roupa para eles..parece-me que estão mesmo a precisar.
Aquilo que me tem feito proletar esta decisão (a de arrumar tudo novamente e de ver o que serve e o que não serve) são as previsões do IPMA.
Na semana passada, num dia qualquer, vi que para amanha previam subida da temperatura (sol e nada de chuva). Agora isso já não se verifica, mas pelo que está no site do IPMA, temos para a semana previsões de 20´s e muitos graus, quase nos 30.
Acho que ainda não é este fim-de-semana que vou tratar disso...
Ou então, até é, mas deixo ainda algumas coisinhas mais frescas nas gavetas..

Médicos

Este ano, para além de levar o filhote mais velho ao pediatra e alergologista, foi-me pedido que o levasse ao dentista e ao oftalmologista.
 
Estava cheia de receio que no dentista não abrisse a boca (coisa que faz sempre exceto com o pediatra) mas portou-se que nem um senhor.
Fez tudo o que mandaram, fez 10001 perguntas (como faz sempre), não verteu nem uma lágrima e até saiu de lá com um diploma!
 
Hoje é dia de o levar ao oftalmologista, espero que coopere e se porte tão bem como no dentista, vamos lá ver o que nos espera..

14 de outubro de 2014

Bexero® II

Pediatras garantem que única vacina contra a meningite B é segura

A Sociedade Portuguesa de Pediatria considera a vacina contra a meningite tipo B, infeção que pode ser letal, como a “única forma de proteção contra a doença”, indicando que pode ser administrada a todos os lactentes, crianças e adolescentes.

Comercializada há poucos meses em Portugal e com um custo unitário de 98,36 euros, esta vacina contra a meningite tipo B não está incluída no Programa Nacional de Vacinação nem tem qualquer comparticipação, sendo um medicamento sujeito a receita médica.

Em resposta à agência Lusa, a direção da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) indicou que a vacina 4CMenB é “atualmente a única disponível para prevenção da doença invasiva” conhecida como meningite tipo B.

A Comissão de Vacinas da Sociedade de Infecciologia da SPP analisou esta vacina, considerando que “é imunogénica e segura em lactentes, crianças e adolescentes”.

“Mesmo desconhecendo-se com precisão qual será a percentagem das estirpes circulantes em Portugal cobertas pela vacina, ela é, atualmente, a única forma de proteção contra a doença invasiva meningocócica tipo B”, refere a recomendação.

A Direção-geral da Saúde encontra-se ainda a analisar a vacina, nomeadamente para perceber a sua adequação à bactéria que geralmente circula em Portugal.

“Estamos a estudar a vacina propriamente dita e a tentar perceber se a que existe se adequa à nossa bactéria”, declarou à Lusa a subdiretora-geral da Saúde Graça Freitas.

Na sua recomendação, a Comissão de Vacinas da Sociedade de Infeciologia da SPP refere que a vacina mostrou ser segura e induzir memória imunológica em todos os grupos etários.

Já os efeitos secundários esperados, como febre e reações locais, “têm uma incidência semelhante às vacinas” do Programa Nacional de Vacinação.

Segundo o esquema vacinal aprovado pela Agência Europeia do Medicamento, a vacina contra a meningite B requer duas ou quatro doses, com intervalos mínimos de um a dois meses, dependendo da idade da criança a vacinar.

A taxa de letalidade da meningite situa-se entre os cinco e os 14 por cento, sendo que 11 a 19 por cento sobrevivem com alguma sequela a longo prazo.

Em Portugal, de acordo com os dados mais recentes analisados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em 2011 mais de 70% dos casos de meningite pertenciam ao tipo B.

Noticia copiada daqui (SapoLifestyle)

10 de outubro de 2014

Adiamento

A ida ao zoo vai ficar adiada por tempo indeterminado... Pelo menos enquanto me lembrar que tenho o sofá todo riscado...

Bexero®

Há relativamente pouco tempo esta vacina chegou ao mercado português, a SPP, recomenda a sua administração, tal como o pediatra dos meus filhos.
Tendo em conta, o custo desta vacina, cerca de 98 euros cada dose, como é óbvio deixa ao critério dos pais a sua administração ou não.
Tal como diz a recomendação da SPP:
O homem é o único reservatório conhecido de N. meningitidis colonizando o trato respiratório superior. A duração do estado de portador é variável de apenas alguns dias a semanas ou mesmo meses. A transmissão faz-se pessoa a pessoa pelas secreções respiratórias de um portador são ou indivíduo doente. O período de incubação é, habitualmente, de três a quatro dias mas pode variar de dois a sete dias. As formas mais graves são a sépsis e a meningite podendo apresentar-se as duas formas no mesmo doente. Classicamente a infeção meningocócica apresenta-se com febre, exantema petequial ou purpúrico. A taxa de letalidade situa-se entre os 5% e os 14% sendo que 11 a 19% sobrevivem com alguma sequela a longo prazo2. Entre elas, sequelas neurológicas, perda de audição, alterações cognitivas, cicatrizes cutâneas e amputações. A forma mais eficaz de controlo da infeção meningocócica é a vacinação.
 
A vacina 4CMenB (Bexero®) é imunogénica e segura em lactentes, crianças e adolescentes.
Apesar de ligeiramente mais reactogénica quando administrada, em simultâneo, com as vacinas incluídas no PNV e com a vacina pneumocócica conjugada, os efeitos secundários observados não são graves e a resposta imunológica aos antigénios das várias vacinas não é significativamente alterada. Mesmo desconhecendo-se com precisão qual será a percentagem das estirpes circulantes em Portugal cobertas pela vacina, ela é, atualmente, a única forma de protecção contra a doença invasiva meningocócica tipo B.
A SPP considera que a vacina de quatro componentes anti-meningocócica tipo B pode ser administrada a todos os lactentes, crianças e adolescentes, nos esquemas recomendados, para proteção da doença invasiva por N. meningitidis tipo B.

Acho que a cada um de nós, pais de crianças de pequenas e que tenham possibilidades para tal, em conjunto com o pediatra decidir se se deve ou não administrar esta vacina aos nossos filhos.

8 de outubro de 2014

Doenças

Como disse aqui ainda há pouco tempo o meu filho mais novo este doente.
Ontem quando o fui buscar soube que 7 (dos 15) estão em casa com febre, apenas um deles é otite. Todos os outros têm (e não sei se apenas) febre e febres altas.
Sei que quando o M. veio para casa já tinha havido muitos que tinham estado doentes. Espero que não o apanhe novamente..
Nesse mesmo post comentava o facto de me terem deixado ficar a trabalhar mais um pouco depois de ter sabido que o pequeno M estava com febre.
Mas para mim, um abuso foi, quando vi na lista de presenças em que tinha sido detetada febre numa criança ás 11h40 e que eram 17h15 e que essa criança ainda estava na escola.
Uma coisa é um bocadinho (como foi o meu caso), outra coisa é o dia todo..
Devíamos todos ter mais consciência que podemos estar a prejudicar os outros...

7 de outubro de 2014

Pulseiras

Existem umas pulseiras identificativas de alergias, não só de alimentares como outras.
Num dos grupos do FB, ao qual pertenço, uma mãe publicou uma imagem das ditas pulseiras.
Perguntei o preço. Respondeu-me qual era e eu achei um absurdo.
Por acaso, fui parar ao site da marca, a sra. só está a cobrar quase 3 vezes mais... é um autêntico absurdo.
Ela pode-as ter descoberto, mas isto não faz com que não esteja a ser muito honesta.
Sei que em muitos casos pode salvar a vida dos filhos, mas eu, senti-me completamente enganada.

Egocentrismo

Há pessoas que pensam que os problemas delas são os únicos do mundo.
(E isto irrita-me!!)

6 de outubro de 2014

Reclamar, Reclamar, Reclamar!

Sou bastante apologista das reclamações, entendo que se os clientes reclamarem é uma oportunidade da empresa/marca/organização, como quiserem chamar, para melhorar.
 
E hoje, já fiz duas reclamações.
 
Uma diz respeito à minha operadora móvel. Já depois das férias tinha feito uma reclamação sobre este mesmo assunto: Falta de cobertura de rede.
Acho inadmissível que nos tempos que correm, hajam certos pontos do país que não possuam rede. Passei 1 semana e meia com duas crianças pequenas e em que só tinha rede num determinado ponto da casa. Tinha mais gente comigo, mas se não tivesse e por algum motivo precisasse de contactar alguém.. Deixa a pensar..
Sei que antigamente não havia telemóveis blá blá blá.. mas nós não estamos no antigamente...estamos em 2014!!
O mais engraçado disto tudo, é qua a dita operadora o único meio de contacto que tem é um contacto telefónico. Mas como não queria expor as situações por telefone, expus por via Facebook.
Da primeira vez, responderam logo à mensagem e no mesmo dia recebi um telefonema. Nesse mesmo telefonema fui informada que tinha uma gestora de clientes (e que essa ía ser a minha gestora durante 1 mês). Logo após ter desligado a chamada recebi um SMS com o nome da gestora e com o contacto direto da mesma.
Hoje publiquei novamente no Facebook, recebi de imediato uma mensagem e nem 10 minutos após a publicação recebi um telefonema (da tal gestora..ainda não passou um mês da primeira reclamação).. claro que me perguntou se ainda tinha a dita SMS e que lhe podia ligar sempre...
 
A outra prende-se com uma compra que fiz no sábado.
A pedido do meu filhote J. comprei um Paio Alentejano com "qualidade premiada", ontem abri a embalagem..
E não é que em 3 fatias, tinha uma mosca? A mosca estava fatiada tal como o paio.. Um nojo ao autêntico... podem comprovar por vocês mesmos..
 
 


Pessoas

É curioso como devido às circunstancias da vida uma pessoa se vá moldando e alterando toda a sua forma de ser.. Entendo perfeitamente mas por outro lado é tão custoso assistir a esta mudança.
O ser humano é mesmo um ser que se vai moldando e modificando com o tempo.

3 de outubro de 2014

Cremes e cheiros

Há por alguém que tem colocado no corpo um creme cujo cheiro enjoei numa das minhas gravidezes e pelos vistes ainda não o suporto..

Estou a ficar tão mal disposta..

2 de outubro de 2014

Atividades

No pré-escolar, na escola onde andam os meus filhos, é possível escolher (ou não) algumas atividades extracurriculares.
Dentro das hipóteses possíveis pensámos naquelas que mais se adequam ao nosso filhote. Das quatro possíveis, escolhemos duas.
Uma delas foi escolhida com o objetivo de gastar energias e a outra é de enriquecimento  curricular.
Escolhemos o jiu jtsu e o inglês.
Para o jiu jtsu tem de levar um kimono que pensámos em comprar mas que depois pensámos "e se ele não gosta?"
 
Ontem quando cheguei à escola, a primeira coisa que fez foi mostrar-me uma aula que ainda estava a decorrer. Percebi logo que tinha adorado.
Fui tentando saber o que tinham feito e sempre sem muito sucesso.
Quando o G. chegou fez-lhe exatamente a mesma pergunta e resposta foi:
J: " Corremos muito".
Nós: "E mais?"
J:"Então, tinha de estar em pé, de joelhos e depois deitar. Assim, muitas muitas muitas vezes. Em pé, de joelhos e deitar. Em pé, de joelhos e deitar"
 
Deduzi que não tivesse sido a aula toda assim, mas que o relato fizesse apenas parte do aquecimento.
 
No entanto, cumpriu o seu objetivo: Gastar energias!!!
 
 
O mais novo, dentro das atividades de sala, tem Yoga. Também começou  ontem. Mas apesar de ele ainda não verbalizar o que se passa, fiquei a saber que ontem passou grande parte da manhã a dormir..logo, o yoga experimentará para a semana (ou não!)