3 de dezembro de 2007

Sonho de uma noite de verão

De William Shakespeare, no Teatro D. Maria II.

Teseu, Duque de Atenas, vai casar-se com Hipólita, Rainha das Amazonas, e lança um concurso de teatro para animar a boda. Ao concurso, concorre um divertido grupo artesãos que, com mais vontade do que talento, se dirige ao bosque para ensaiar a tragédia de Píramo e Tisbe. Hérmia e Lisandro, dois jovens atenienses, estão apaixonados. Demétrio também está apaixonado por Hérmia e tem o apoio do pai dela para se casarem, mas a rapariga não está pelos ajustes. Helena, por seu lado, sofre, porque está apaixonada por Demétrio e não é correspondida. Quando Teseu é chamado a dar uma resolução ao problema ordena a Hérmia que escolha: ou casa com Demétrio, cumprindo o desejo do pai, ou irá para um convento. Terá até ao dia do casamento para se decidir… Em vez disso, porém, ela foge com Lisandro. Demétrio segue-os e Helena segue Demétrio.

No bosque, Oberon, rei dos duendes, quer recuperar o amor de Titania, rainha das fadas, e pede a Puck que lhe arranje uma flor mágica que, esfregada nos olhos de uma pessoa, faz com que se apaixone pela primeira criatura que lhe aparecer à frente. Mas Puck desata a pôr o extracto da flor nos olhos errados e a partir deste momento desencadeia uma sucessão de enganos entre os jovens, os artesãos e os deuses que habitam o bosque mágico, numa inesquecível noite de Verão.
Mais de trinta canções originais – interpretadas ao vivo – contarão, de forma viva, esta divertida história e ilustrarão os sentimentos das personagens.

*Texto e imagem by Teatro D. Maria II

Sem comentários: