9 de novembro de 2007

Associações de Animais

No outro dia estive a fazer uma recolha das Associações de Animais que existem em Lisboa e quais destas é que prestavam serviços de veterinário.
Depois de ter feito a prospecção encontrei três que satisfaziam aquilo que procurava.Encontrei a União Zoófila, a Portuguesa dos Direitos do Animal e a Sociedade Protectora dos Animais.
Depois de ter estudado cada uma delas individualmente e de ter observado os locais de atendimento bem como as horas de consultas veterinárias optei pela SPA.
Vi o que era necessário fazer para um de nós (eu ou o Gonçalo) se tornar sócio e segui todos os procedimentos.
Por motivos que me são alheios o cartão de sócio não chegou a casa e tive que me deslocar até à sede da SPA para o ir buscar.
Fiquei completamente chocada com o que encontrei, em primeiro lugar deparei-me com um prédio completamente velho e que até metia medo de andar lá dentro...tudo rangia... Quando me abriram a porta para entrar, tudo lá dentro era velho, as paredes, as cadeiras, tudo aquilo que vocês possam imaginar… O chão era peganhento, tinha um cheiro nauseabundo… nem consigo reproduzir o que ali encontrei.
Sei que dentro daquele andar estão animais. Fez-me imensa confusão, saber algumas das condições em que eles se encontram.
Normalmente, nós costumamos levar os nossos gatos ao Hospital Veterinário do Restelo, que claro, tem óptimas condições, tratam lindamente dos animais mas é caríssimo.
Para ver se começávamos a poupar dinheiro e ao mesmo tempo a ajudar as Associações que mais precisam resolvi fazer esta prospecção.
Sinceramente, não sei se o Gonçalo vai conseguir levar os gatos à SPA (principalmente se as instalações onde iremos serão iguais ás da Sede), mas penso que depois do que vi, vou insistir para que paguemos a quota anual (que é irrisória) para ver se, com mais o nosso contributo conseguimos alterar as condições dos animais que lá vivem.
Faço aqui um apelo, a quem puder e quiser ajudar estas associações para se fazer sócio e contribuir com aquilo que puder para a melhoria da qualidade de vida destes animais.

5 comentários:

Analog Girl disse...

É um gesto mt bonito da vossa parte... Já agora, quanto é essa quantia irrisória que falaste?

Ando a pensar seriamente fazer uma doação a uma organização em que acreditasse agora para o fim do ano. Algumas até têm benefícios fiscais, que é algo que nos interessa também...

Maria Franco Frazão disse...

A quantia irrisória de que falei, é de 15 euros anuais!
É aquilo que eles pedem para te fazeres sócio... claro que quem quiser pode dar mais...este é o minimo.

Essa dos beneficios fiscais, é algo que nos interessa também... se ao ajudarmos os outros ainda temos beneficios, ainda dá mais vontade de ajudar! :)

Analog Girl disse...

Estive a verificar, e donativos à SPA são dedutíveis no IRS.
Acho que não custa muito e também nos beneficia.

Nikki disse...

Pois é, deparei-me exactamente com o mesmo cenário, mas na Sede da União Zoófila. Fiz-me sócia através da net e sempre enviei donativos por cheque, via CTT. Um dia, tendo morrido o cão do meu pai, decidi ir pessoalmente à U.Z. para oferecer a caminha do cão, as coleiras, trelas, mantas e alguns sacos de ração. O cenário com que me deparei foi o mesmo que tu descreves. Um andar nogento na Av. Conde Valbom, com gente antipática que parecia tudo menos amiga dos animais.
Claro que eu compreendo que, ao fim de anos e anos de penúrias, as pessoas já quase que se tornam insensíveis àqueles dramas a que assistem diariamente. Mas ainda assim estava à espera de ver alguma pro-actividade da parte daquelas pessoas.

Já o canil da U.Z., não sendo uma coisa bonita de se ver, é um local onde sentes que as pessoas realmente se interessam pelos animais e são carinhosas com eles. As condições não são as desejáveis, mas a sobrelotação do canil não permite que sejam melhores.

Já agora, também eu lanço o apelo: para além da irrisória contribuiçãi monetária, há artigos que sempre lhes fazem muita falta, nomeadamente aqueles que enunciei atrás e ainda medicamentos.
Ainda por cima, com a chegada do Inverno, os bichinhos sofrem imenso com o frio. Com certeza que todos nós temos lá por casa uma manta velha ou uma camisola rota, qualquer coisa que sirva para aquecer os canitos e os gatinhos.

E já agora, Maria, aqui em Sassoeiros existe a Clinica veterinária da Liga Protectora dos animais. Não é fina como a do Restelo, mas não há comparação possíel dos preços, e consta-me que o atendimento é bastante bom (felizmente que ainda não precisei de levar lá o meu Noa)!

Bejinhos e desculpa ter-me apoderado do teu post...

Maria Franco Frazão disse...

Nicole, não tens nada que pedir desculpa ;)
Obrigada pela dica, vou dar uma espreitadela!
É que aquela SPA fez-me mesmo imensa confusão...