29 de agosto de 2007

Jardim Zoológico

Hoje como o tempo não estava nada apetecível para a praia, pois estava muito nublado e vento. Já nos tinha passado imensas vezes pela cabeça a ideia de irmos ao Zoo, mas fomos sempre adiando ou porque estava muito calor ou porque estava a chover e hoje era o dia ideal.


Posso dizer que quando lá entrei (já não ia lá há muitos e muitos anos) fiquei surpreendidíssima… estava tudo tão diferente. A maioria dos animais já não está enjaulado como os vi…
A primeira coisa que resolvemos fazer foi dar a volta ao jardim de teleférico, aí ficamos com uma ideia de onde estavam os animais e as modificações que o Zoo tem vindo a sofrer. De seguida fomos à Baía dos Golfinhos, que continua exactamente na mesma, mas que no entanto continua a surpreender com os animais a fazer tudo o que os tratadores lhes dizem. Quando terminou fomos para a Quintinha, que é um espaço que retrata tantos os animais como alguns dos legumes e vegetais que são plantados numa quinta. Para ser verdadeira achei uma ideia excelente pois cada vez mais há crianças que nunca viram e interagiram com um porco, uma galinha ou pato, por exemplo. Fomos ainda ao Reptilário, que ainda se encontra em obras, mas que está bastante diferente do que o vi anteriormente. De seguida continuamos o nosso passeio pelo Jardim, observando todas as modificações desde a nossa infância e a beleza e agilidade dos animais pelos quais íamos passando. Terminamos a nossa visita com a apresentação de Aves em voo livre. Esta atracção também me surpreendeu, pois os tratadores tinham um controlo total sobre as aves e faziam com que elas voassem por cima de nós sem nunca nos fazerem mal (Convenhamos que aves de rapina, não são das aves mais dóceis!)
Aconselho vivamente a todos que voltem ao Jardim Zoológico pois as novas infra-estruturas espelham o novo conceito: “um lugar onde os animais podem desfrutar de um espaço único que tenta recriar o seu habitat natural.” Visitei-o, vale bem a pena! ;)


1 comentário:

Analog Girl disse...

Ultimamente há alguns sentimentos contraditórios em mim. Se por um lado um zoo é degradante para a condição do animal porque os obrigam a viver em cativeio, por outro o nosso Jardim Zoológico tem feito esforços consideráveis para oferecer um espaço digno aos animais que alberga.

Não consigo ser contra as visitas ao jardim zoológico, gosto de pensar que estamos a ajudar, de algum modo.

Espero visitá-lo brevemente.